Missão

O histórico da pesquisa em humanos, assim como aquela em animais, até um passado recente, era uma história de maus-tratos e danos que deveriam horrorizar qualquer civilização humana.

Muitos avanços ocorreram no sentido de proteger os indivíduos que participam dessas pesquisas, desde o Tribunal de Nuremberg em 1945 e o Tratado de Helsinque em 1964 e suas emendas subsequentes.

É dever do profissional de saúde promover e salvaguardar a saúde de seus pacientes. O conhecimento e a consciência desse profissional devem estar direcionados para o cumprimento desse dever.

A partir desta premissa foram estabelecidos os cinco princípios da bioética, sendo eles: autonomia, não-maleficência, beneficência, justiça e equidade.  Portanto, cabe ao pesquisador salvaguardar e garantir que esses princípios sejam preservados no decorrer de toda e qualquer pesquisa.

Os Comitês de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos (CEPs) tem a função de orientar e fiscalizar essas pesquisas no intuito de garantir esse cumprimento. Os Ceps estão espalhados por todo o brasil e ligados a CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) em Brasília.

O Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciência da Saúde (CEP CCS/UFES) teve seu registro concedido em junho de 1997 e de lá para cá vem trabalhando no intuito de cada dia mais apoiar as pesquisas tão necessárias a nossa sociedade e ao mesmo tempo, proteger os participantes dessas pesquisas.

A pesquisa científica proporciona a resolução de problemáticas relevantes e deve ser apoiada e incentivada para que seja desenvolvida dentro de padrões de excelência e ética.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Marechal Campos, 1468 - Bonfim, Vitória - ES | CEP 29047-105